10 de jun. de 2009

Manual para situações inusitadas - capítulo 1

Comemorando meu post número 200, inicio uma série aqui e deixo livre pra quem quiser continuar e escrever seu próprio capítulo.

O capítulo 1 desse manual trata de um problema bastante recorrente em filmes e que pode ser de grande valia no caso de alguém aí ter envolvimento com fantasmas, máfia russa, máfia italiana, máfia japonesa, máfia chinesa, máfia coreana, gangue rival ou alguma outra organização "do mal" que por algum motivo te persegue: trata-se da perseguição de um carro a um indivíduo a pé.

Quem nunca se viu nessa situação? É um dos problemas mais corriqueiros das grandes cidades e pode afetar qualquer pessoa a qualquer momento. Seguem algumas dicas do que fazer caso você se veja correndo a pé de um carro.

1 - Dicas preventivas:

Se você estiver preparado para o encontro, suas chances serão bem melhores.

  • Pratique corrida todos os dias: assim você terá uma maior chance de escapar;
  • Estude os lugares que vai: no google maps ou com um GPS, para identificar mais rapidamente as rotas de fuga;
  • Suprimentos úteis para carregar sempre consigo:
    • pregos ou tachinhas (para furar pneus);
    • óleo usado (para fazer o carro derrapar);
    • casco de tartaruga: de preferência o vermelho, que busca seus alvos, mas pode ser o verde, se você for bom de mira e conseguir arremessá-lo correndo de costas;
  • Tenha sempre um guarda-costas: Dê preferência para os robôs amigáveis da série T, como o T2. Caso ele se recuse a protegê-lo, você pode ter que mudar seu nome para John Connor, nesse caso ele vai protegê-lo até a morte e olha que ele não morre fácil, então o custo-benefício é bem alto.
2 - Paliativos:

Caso não tenha conseguido fazer ou adquirir nenhum dos itens listados acima, na hora do sufoco, faça o seguinte:
  • Evite correr em linha reta no meio da rua: apesar de ser prática comum em filmes, rua é para outros carros e facilita bastante a perseguição do carro, já que ele vê que o único pedestre desgarrado no meio da rua sem saber pra onde ir é o objeto da perseguição e não tem que desviar de obstáculo nenhum. A não ser que você tenha um casco de tartaruga verde, aí tá liberado correr no meio da rua.
  • Procure uma rota de fuga: De preferência, uma que tenha menos de dois metros de largura. Se o carro não passar, ele terá que fazer a volta e isso dá mais tempo pra você fugir. Escadas, becos (especificamente, os com saída) e passagens estreitas estão liberadas.
  • Procure um estabelecimento para pedir ajuda: Caso uma rota de fuga não esteja fácil ou disponível (nunca se sabe), sempre há como recorrer a um posto de gasolina (esguichar gasolina no carro e jogar fogo é uma boa saída), uma delegacia (a menos que esteja fugindo da polícia, em cujo caso não é recomendado. A não ser que você seja muito, mas muito corajoso e a gente sabe que se você fosse corajoso não estaria fugindo...). A probabilidade de a perseguição acontecer em horários e locais ermos é maior, em todo caso, tem bastante drogaria 24 horas pela cidade que você pode recorrer pra obter ajuda ou até gaze e medicamentos se tomar uns tiros ou for atropelado.
Espero realmente que ninguém se encontre nessa situação embaraçosa, mas caso isso aconteça, esse guia pode ajudá-lo a não ser mais uma vítima! =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário