1 de dez. de 2008

Transferência bancária

Bom, pra quem não tem acompanhado a novela, segue um resumão:

Em agosto/setembro eu fui trabalhar na Inglaterra pra fazer a tradução de um jogo de computador (não, ainda não saiu e não dá pra falar qual é). Tudo pago na viagem, sem maiores problemas, fiz a fatura do serviço que prestei lá e 45 dias depois, nada...

Como não quiseram me pagar via Paypal, liguei pra uma amiga que trabalha no BB e perguntei como fazia transferência internacional. Ela me deu uns dados duvidosos e eu, burro, mandei sem confirmar, naquela confiança que a gente costuma ter em amigos. Resultado: não deu certo.

Chora daqui, chora dali, hoje resolvi fazer o mais sensato. Sentar a bunda na cadeira do atendente do banco e esperar até sair de lá com uma resposta satisfatória. E te digo que a espera da senha foi maior do que a da informação. Saí de lá com uma resposta mais sólida, pelo menos com relação às informações que devem ser passadas para o fulano do outro lado do Atlântico pra minha graninha poder chegar aqui no Novo Mundo sem se afogar nem se perder pelo caminho.

Mas e aí, como faz?

Primeiro de tudo, não confie na minha resposta se vc tiver passando pela mesma situação. Vá até seu banco e fala com o máximo de gente possível. Apela pra mãe do gerente se precisar, mas não sai de lá sem a informação.

O que me passaram foi que são necessários dois códigos, o SWIFT e o IBAN. O Swift é específico de cada banco e só tem letras (acho), o IBAN é bem lógico, pois é composto do número do banco com 3 números, número da agência (com cinco, pelo menos no BB) e o número da conta com 10 dígitos. Mais ou menos assim: 123.12345.1234567890 (banco.agência.conta).

Quanto custa? Não sei, mas a quantia que me espera lá fora é substancial pra eu relevar qualquer taxa. Por isso o desespero todo. Agora é sentar e rezar pra, dessa vez, funcionar. 

E parece que o natal da galera será salvo outra vez... hehehe. Se chegar a tempo eu juro que compro presente pra tudumundo. 

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário