Hoje de manhã ligou um vendedor da Telefónica querendo aumentar a velocidade do nosso Speedy pra 2 MB. Em contrapartida eu só teria que ficar mais 18 meses sofrendo com essa conexão péssima que eles oferecem e tem a cara de pau de chamar de Speedy, sendo que tá mais pra Sluggish. Ainda por cima teria que "engolir" um pacote de "fale o quanto quiser" por mais R$4,90 por mês. Resumindo, eles dizem que aumentariam a velocidade e em contrapartida eu me comprometo a ficar mais um ano e meio sem mudar minha conexão e pago mais por isso todo mês.
Pois bem, disse ao atendente que iria pensar e fui ver quanto custava um plano equivalente do Virtua. Hoje pagamos pelo Speedy cerca de 90 reais pela velocidade de 500Kb (pelo menos foi o que ele falou, eu achava que tínhamos 1MB). No Virtua, o plano de 4 MB sai por R$99 mensais, sendo que nos três primeiros meses pagaríamos R$49. Hmmm... deixa ver qual sai mais em conta...
Quando o fulano (que não disse o nome, ou eu não me lembro) do Speedy me ligou de volta, perguntei a ele se o período de "fidelidade" (a cara-de-pau que eles têm de chamar contrato leonino de "fidelidade" é tremenda) já havia acabado. Ele disse que não sabia (óbvio que não...) e me perguntou se eu estava pensando em cancelar. A essa altura eu estava indeciso ainda, mas pendendo bastante para o Virtua.
Eis que de repente o cara muda totalmente o tom. Parecia que eu o tinha ofendido, dizendo que não queria mais o produto da empresa dele. Começou a falar que a velocidade do Virtua era compartilhada, que se contrata uma velocidade e recebe outra, enfim. Falei pra ele que pela experiência que eu tive com os dois produtos, pude atestar que o Virtua era mais rápido. Pronto, o cara perdeu totalmente a paciência, me chamou de mal-educado (ironicamente) e desligou na minha cara! É mole?
Aí também perdi a minha paciência e escrevi a cartinha abaixo pra telefônica:
Disse a ele que ia pensar e que me ligasse mais tarde e foi o que ele fez. Quando retornou a ligação, ao ser informado de que eu talvez cancelasse o Speedy para trocar pelo Virtua, o atendente mudou completamente o tom de voz e começou a agir como se eu o tivesse ofendido.
Refutei todas as alegações dele a respeito do Speedy pois já uso o Speedy há bastante tempo e também tenho experiência com o Virtua. Não me interessa se o Virtua é compartilhado ou não, o que me interessa é a velocidade real percebida ao navegar na internet e nesse quesito o Speedy sempre deixou a desejar em relação ao Virtua.
Por fim, o atendente (que infelizmente não informou seu nome) se demonstrou irritado e, ao insinuar que fui mal-educado com ele, desligou na minha cara.
Acredito que não seja parte do treinamento o uso da truculência e ofensas pessoais para tentar vender um produto. Se isso causa algum efeito no cliente, é a vontade crescente de cancelar um produto falho e antiquado, que ainda por cima é oferecido mais caro em relação ao da concorrência. Além disso, se aceitasse os termos propostos, seria obrigado a manter em minha casa um produto ruim por mais um ano e meio, sob pena de pagar uma multa. Ora, se o produto da Telefonica é tão bom assim, por quê não oferecê-lo sem esse chamado "contrato de fidelidade"? Sendo que essa fidelidade ainda acarretaria em mais ônus de R$4,90 da minha parte, com um pacote que eu nem sei pra que serve. Na concorrente, NetVirtua, aceitar o tal "contrato de fidelidade" acarreta um desconto de 120 reais e ele dura por apenas um ano.
Se eu tinha minhas dúvidas quanto a cancelar o Speedy ou aceitar o aumento da velocidade, agora já me decidi. Se o atendente tivesse oferecido algum desconto ou benefício que realmente valesse a pena, em vez de discorrer sobre as falhas do concorrente ou se ofender ao ouvir que um cliente não quer renovar, eu provavelmente teria aceitado a renovação na hora. Obrigado por tornarem minha decisão mais fácil."
Como diria meu querido Cazé:
ResponderExcluir- Na caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara!!!!
Boa, gatinho!
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