"Junte 5 tampinhas de refrigerante, mais 5 reais e *troque* por um chaveirinho ridículo." ou
"Faça uma frase dizendo porque o céu é azul e daremos um prêmio para a frase mais criativa".
A tradução é:
"Compre um chaveirinho ridículo" e "Daremos o prêmio para quem quisermos, perca seu tempo e nos dê mais um e-mail para enviarmos mala direta".
Pois bem, e vai que, navegando, me deparo com um site "Promoções na Internet", que agrupa as promoções em vigor atualmente na internet. Tirando o mar de propaganda que tem no site, até que fazem um bom trabalho. Mas todas as promoções da primeira página, repetindo, TODAS, servem para aumentar a lista de mala direta das empresas, a maioria no estilo "responda uma pergunta e concorra" ou "crie uma frase" ou regras tão mirabolantes que dá preguiça só de se inscrever.
Eu ficava imaginando por quê não faziam mais aquele lance de "foi sorteado, ganhou" ou vale-brinde. Isso não existe mais.
Descobri a razão depois de entrar, inocentemente, numa das promoções linkadas no site, da DVD Magazine. Nela, pra ganhar a terceira temporada de Lost, deve-se responder com qual personagem da série você se identifica e justificar, preenchendo um cadastro, óbvio, para concorrer. Cinco boxes da terceira temporada serão presenteados para quem a DVD Magazine preferir, que pode ser até quem bolou a própria promoção! Lembram daqueles avisos de regras imensos que diziam que nenhum funcionário da empresa que fazia a promoção poderia concorrer, nem seus familiares, etc, etc...?
Isso sumiu junto com o advento das promoções "criativas". Me pergunto por quê será...
Mas voltando, li nas regras dessa "promoção" (entre aspas mesmo, isso não pode ser de verdade), que era uma promoção "de caráter estritamente cultural, conforme item II do artigo 3 da Lei 5.768, 20/12/71". Curioso que sou, procurei a lei pelo número no google e encontrei isso.
É uma lei que regulamenta todas as promoções, tanto a de verdade quanto essas de mentira. Resumindo o grosso da lei, pra fazer promoção no Brasil é necessário uma autorização prévia do Ministério da Fazenda que, penso eu, deve estar trabalhando bem pouco nessa área ultimamente. Maaaaaaaaaas — leis sempre tem um "mas" —, se a promoção tiver distribuição de prêmios "em razão do resultado de concurso exclusivamente cultural artístico, desportivo ou recreativo" essa autorização não é necessária.
Pronto. Agora qualquer sitezinho meia-boca que quiser aumentar sua lista de mala direta pode entrar em contato com uma empresa que deve ceder gentilmente (em troca de compensação monetária) um "brinde" como essas temporadas de Lost, criar uma promoção "cultural artística" e dar o brinde pra quem o pagou, como, vejamos... o "corpo editorial do site DVD Magazine".
O mais legal dessa promoção do Lost foi o finalzinho do regulamento: "Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela comissão julgadora (corpo editorial do site DVD Magazine)."
Impressionante, não é mesmo? Ah, deixa eu colocar uma "renúncia legal", hehehe... Eu citei essa promoção do Lost como exemplo, mas se vocês procurarem ler em qualquer outra dessas "promoções culturais", o teor é o mesmíssimo: Faça uma frase, nos dê seu e-mail e daremos o brinde para nós mesmos.
Mas tudo bem, eu sei que ninguém vai ler esse texto mesmo, ele é muito comprido e ninguém gosta de ouvir a verdade direto na sua cara.
Grande Garoto, gostei do que escreveu muito francamente sobre promoções, eu sou o dono do tal site que você descobriu por acaso! :)
ResponderExcluirOlha, eu só tenho o site porque eu já ganhei várias promoções, é como se fosse uma retribuição. E eu com uma certa frequencia recebo algum e-mail de pessoas que ganharam alguma promoção que ficaram sabendo por intermedio do site, o que me deixa muito contente e é uma prova tambem que as promoções são sérias. Se o site não dar o prêmio pro usuário, o usuário não volta, e mais cedo mais tarde alguém descobre a fraude, e a reputação do site acaba, por incrivel que pareça, um website sobrevive de reputação. O prêmio indo pro usuário que realmente merece, este usuário ficará muito feliz e fará propaganda positiva boca-a-boca para a Empresa, e este tipo de propaganda é a melhor. Olha, eu já ganhei uma geladeira da Bosch, foi numa promoção de frase tambem, na verdade uma mini-redacao no dia das mães, sinceramente mesmo, acho que pro resto da minha vida eu só comprarei eletrodomestico deles, alem de sempre falar bem tambem. Mas claro, acho que eu ja gostava um pouco deles antes da promocao, e o fato de eu ter ganho só aumentou isto! :)
No caso da DVD Magazine, quem me indicou sobre as promocoes do site foi o proprio editor do site, que me pareceu bem gente fina, entao me baseei por isto. Pois sempre procuro algum criterio de bom senso sobre o que publicar no site ou nao.
Mas você tem razão, ultimamente tem tido mais as promoções de frases, que eu já ganhei também. Mas eu gostava mais de participar de outras, que envolviam algum Game, ou algo mais elaborado, que antes de acabar, eu já sabia se tinha ganho ou não, mas este tipo de promoção existe menos, quando tem e eu fico sabendo (tenho meus meios pra isto) eu divulgo no site. Mas valeu mesmo sua análise, é sempre bom vermos opniões acerca do que fazemos. Desculpe me alongar, mas voce me pareceu sincero e se tiver algo mais a dizer, ficarei grato. :)
[]s
Sergio.