27 de ago. de 2007

Esclarecendo alguns pontos do post abaixo...

Acabei de ler o comentário do Sérgio, do site que agrega as promoções da internet e queria esclarecer alguns pontos que podem ter ficado meio ambíguos pra quem leu, especialmente pro Sérgio, que presta um serviço muito bom em seu site.

Eu sou totalmente a favor de promoções sérias, participei de algumas promoções de rádios e ganhei alguns ingressos já, também tenho uma conhecida que ganhou um carro no programa da Hebe (não ri não, foi uma Mercedes), o Sérgio mesmo deu o exemplo de ter ganho uma geladeira Bosch, a lista pode ir bem longe.

Sites como o do Sérgio devem ser estimulados e se minha crítica foi exageradamente contundente, o Promoções na Internet não foi, em momento algum, o alvo principal. Só achei, na minha visita ao site dele, que havia muitos banners de propaganda, mas conheço o mercado de Internet no Brasil e sei que é impossível auto-sustentar um site sem eles.

Mas voltando, o alvo principal da minha crítica não foi nunca a DVD Magazine ou mesmo o Promoções na Internet e, peço desculpas se em algum momento isso não ficou claro, tanto para o Sérgio quanto para o pessoal do DVD Magazine. 

Eu sou contra, isso sim, promoções do tipo "faça uma frase", "junte tantos e mais 5 reais e 'ganhe'" e similares, que vêm ganhando força nos últimos tempos, seja pela dureza da lei que rege as promoções, seja pela preguiça dos organizadores de fazerem algo mais condizente com a promoção na acepção real da palavra.

Do meu ponto de vista, as promoções "faça uma frase" são elitistas, pois privilegiam o que infelizmente, no Brasil, é uma minoria de pessoas que têm ou tiveram educação suficiente para formar uma frase boa o suficiente para realmente concorrer ao prêmio (se o julgamento for realmente sério). Por se tratar de um tipo de promoção cujo quesito de julgamento é subjetivo, fica impossível ter uma auditoria, como é obrigatório em sorteios, para elucidar pontos obscuros ou escolhas duvidosas. Eu fico mais desconfiado ainda quando leio nas regras que o juri que julga é também o que resolve os empates.

Quanto às promoções do tipo "junte tampinhas mais 5 reais e compre um chaveiro ridículo", acho que não é preciso dizer muito. Ainda mais tendo conhecimento das promoções que se fazem lá fora. Só para ilustrar com alguns exemplos, a Pepsi, há poucos anos, dava dentro das tampinhas dos refris códigos para baixar música online da iTunes Music Store. Não sei exatamente a quantidade de tampinhas premiadas, mas não vi nenhuma reclamação a respeito. 

Outro exemplo que pra mim ilustra ainda mais como a economia brasileira ainda engatinha, é que vira e mexe, dois blogs, que eu leio sempre e que estão na barra de links à direita (TUAW e Engadget), sorteiam os mais diversos tipos de coisas. E eu escrevi certo sim, são BLOGS, não sites. E eles DÃO prêmios para quem fizer um comentário no blog. Um mero "oi" basta para concorrer. E os prêmios que eu já vi vão desde lancheiras com logotipo da Apple até um XBOX 360, iPods, etc.

A única empresa que eu conheço que faz esse tipo de coisa, literalmente DAR um prêmio ÓTIMO sem regras estapafúrdias e obscuras e que eu havia me esquecido de mencionar antes é a Citröen, que deu DVD, passagens pra França entre outras coisas pra quem comprou um Picasso. Eu sei porque meus pais compraram um e eu pude ir para a Europa com eles com a ajuda da Citröen (mais ou menos, mas ajudou bastante). Se alguém lembrar de outra, favor deixar um comentário que eu me retrato com a maior felicidade do mundo.

Vou fazer um teste, participar das promoções do site do Sérgio e tentar com afinco ganhar alguma coisa. Quem sabe não sorteio dentre os seis leitores do blog :P

Enfim, além de parabenizar meu blog pelo centésimo post, gostaria de parabenizar o Sérgio do site Promoções na Internet por ter lido o post anterior até o fim e ainda deixar um comentário. Tá vendo no que dá? Esse acho que ficou maior que o anterior ainda... hehehe

Um comentário:

  1. Felipe, desculpe a demora para lhe agradecer sobre este novo post, talvez eu não tenha me expressado bem também no 1o comentario. Mas este teu depoimento é bem bacana, pois eu acho que deva existir sim ainda algum preconceito contra promoções, eu mesmo enquanto não comecei ganhar algum dinheiro com o site sofri algum preconceito da família por manter um blog com este foco, mas apesar das propagandas ele continua sendo um blog de hobby! :)
    Vi que seu blog é antigo, acho que quem é das antigas não se acostumou ainda com os blogs lotados de adsense, digo isto também por mim! :P
    É isto, vou indicar seu post pra um amigo que tem blog genérico, e ver se ela comenta algo, pois o tema merece.
    []s
    Sergio.

    ResponderExcluir