26 de mar. de 2009

Reclamação à TIM

Publico abaixo uma carta que enviei à TIM no dia 26 de março de 2009 e que serve também como carta de repúdio ao sistema de atendimento da empresa.

"Sou cliente TIM desde 2005 e sempre estive razoavelmente satisfeito com o atendimento da empresa, pelo menos até pouco tempo. Recentemente adquiri um iPhone pela loja da TIM, e no momento da aquisição fui informado que deveria mudar de plano, escolhendo entre os planos específicos para o iPhone, dos quais escolhi o plano iPhone 150. Como eu já tinha plano de dados contratado separadamente, este seria cancelado, pois no plano iPhone 150 já havia pacote de dados incluso.

Ocorre que, há dois meses, meu plano foi alterado sem nenhum contato por parte da TIM, seja por correspondência de qualquer tipo ou ligação telefônica. E como meu plano de dados havia sido cancelado para a entrada do plano iPhone, fiquei sem esse serviço contratado, sendo obrigado a pagar à parte por um serviço que havia contratado para minha conta há algum tempo.

Observei dois valores, de R$71,86 na conta com vencimento em 4/3 e de R$79,19 na conta com vencimento em 4/4 referentes a utilização de dados via celular e que, a meu ver, foram indevidamente cobrados, pois eu possuía pacote de dados que cobre a utilização desse serviço. Entrei em contato com a TIM dia 3/4 para efetuar a reclamação dessa cobrança e me informaram que ela havia sido retirada. No mês seguinte, acontece a mesma coisa. Liguei novamente e depois de cair a ligação duas vezes, me informam que o plano iPhone estaria vinculado ao pagamento da conta em débito automático, o que não foi informado quando da contratação do plano e nem quando houve alteração da minha conta.

Minha conta já vinha sendo paga em débito automático há algum tempo, mas por motivo de alteração de bancos, tive que efetuar o cancelamento do débito automático, para posterior transferência para uma outra conta que utilizo com mais frequência. Além disso, liguei para um atendente da TIM para perguntar como fazia para cancelar o débito automático e ele me informou que devia ligar no banco, que foi o que fiz. Em nenhum momento esse mesmo atendente me informou que o cancelamento do débito causaria um ônus e subsequente alteração na minha conta mensal com a TIM, nem mesmo o cancelamento do plano de dados.

Por isso considero que a TIM falhou em sua prestação de um bom serviço, pois houve inúmeros contatos de minha parte em que poderia ser informado que o cancelamento do débito automático causaria a alteração do plano. E por parte da TIM não houve sequer uma correspondência informando que meu plano havia sido alterado SEM MINHA ANUÊNCIA E CONCORDÂNCIA. Nesse meio tempo fui contactado pela TIM para adquirir um celular a custo zero, sendo que nessa ocasião eu poderia ser informado se houvesse algum problema com minha conta, o que não ocorreu. Parece-me que a empresa está preocupada apenas com os lucros do próximo trimestre que com a satisfação dos usuários de seu serviço, comportamento esse que vem perdendo espaço na economia vigente.

Pelo longo tempo de relacionamento que tenho com a empresa, peço que revejam as contas emitidas desde o início deste ano de 2009 e cancelem as cobranças de utilizações consideradas excedentes ao plano iPhone 150 (como utilização de dados, ligações para celulares TIM e outros telefones), como demonstração de boa fé e boa vontade por parte da empresa em manter um cliente que tem sido fiel por mais de três anos. Isso ajudaria a demonstrar que a TIM não preza apenas pelo dinheiro dos clientes, mas pelos clientes também. Acho infeliz esse acontecimento e tem me trazido bastante dores de cabeça.

Qualquer multa de rescisão de contrato para mudar de operadora está me parecendo atraente no momento, pois se a TIM for efetuar cobranças indevidas mensalmente, prefiro pagar uma multa única e ir para uma outra operadora sem ter que passar pelo mesmo martírio de ligar para um atendimento trôpego e mal informado.

Atenciosamente,

Felipe Cichini Simões"


Protocolo: 2009065213072

4 comentários:

  1. Felipe,

    De uma olhada no meu blog, tem 2 posts sobre a TIM também e inclusive instruções de como proceder neste caso.

    http://fernandohallberg.blogspot.com/

    Abraço.
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:11 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:10 AM

    Boa noite.

    Fiz a nona ligação para tim hoje para habilitar a impressão da 2º via de conta via internet e mais uma vez foi um fracasso, pois não conseguiram resolver o meu problema, fiquei 20 minutos escutando um momento por favor, estou com esta operadora a 02 anos a um ano venho tentando fazer a impressão de contas via internet e sepmre me deparo com esta situação, sem contar o periodo de 5 dias que eles pedem para averiguar e não retorna, hoje por exemplo eu fui obrigado a ouvir o seguinte comentário, " o senhor deveria ter retornado a ligação para obter um posicionamento referente ao problema"....isto é o fim, mas resolvi sofrer mas com isto, irei trocar de operadora no final, afinal de conta " A SEM FORNTEIRA ESTA SEM ATENDIMENTO '......OBRIGADO PELO ESPAÇO.....CONTATO ROBERTO9613@HOTMAIL.COM...

    ResponderExcluir
  4. AMIGOS, NAO CONSIGO REGATAR UM NOVO PUK PARA ENTRAR NA MINHA AGENDA(CONTATOS) NO SITE DA TIM. QDO DIGITO O DDD SEM O ZERO(81) E O MEU NUMERO DE CELULAR (**** 6302) CONSTA NUMÉRO INVÁLIDO. LIGUEI CENTENAS DE VEZES PARA O NÚMERO DA BESTA *144 (NÃO É MAIS O 666 ATÉ O VATICANO RECONHECEU).JÁ PASSEI O NUNERO PARA O MEU NOME TUDO BONITINHO, POIS O CHIP FOI DADO A MIM. COMO ESCREVI NO INÍCIO NAS VEZES QUE JÁ LIGUEI QDO ME PASSAM PARA RESGATAR ESSA P...DE PUK A VOZ VIRTUAL (ACREDITO QUE VEM DO UMBRAL)ME PEDE PARA D, DIGITAR A DATA QUE NASCI, SÓ QUE NÃO DÁ CERTO E PEDE PARA VOLTAR A LIGAR! E QUEM ME INFORMOU QUE DEVO DIGITAR OITO NÚMEROS (O DIA ,MÊS E ANO)FOI UMA ATENDENTE .ALGUÉM AQUI NA FACE DA TERRA PODE ME AJUDAR ?

    ResponderExcluir